Business

AIE volta a baixar projeções para procura global de petróleo em 2022


A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu esta quinta-feira ainda mais em baixa a procura global de petróleo para este ano e está confiante que esta e a contribuição adicional dos principais produtores do Médio Oriente evitarão um défice provocado pela queda das exportações russas.

No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, a AIE reduziu as projeções da procura feitas em abril em 70.000 barris por dia, depois de ter cortado as projeções de março em 260.000 barris.

A principal razão é o forte abrandamento do consumo chinês devido a restrições para travar a pandemia, que se traduz em menos 890.000 barris por dia no segundo trimestre do que tinha sido estimado há apenas um mês.

Também pesa nos consumidores de todo o mundo o efeito do aumento do preço do petróleo e, ainda mais, os problemas de abastecimento de alguns combustíveis (como o gasóleo na Europa) devido à paragem das importações das refinarias russas.

No final, a agência estima que o consumo médio mundial de petróleo bruto em 2022 será de 99,4 milhões de barris, ou seja, mais 1,8 milhões de barris do que no ano passado.

Este crescimento tem estado concentrado nos primeiros três meses do ano devido ao levantamento das restrições adotadas para travar a pandemia nas economias avançadas. Nesse primeiro trimestre, o aumento do consumo foi de 4,4 milhões de barris por dia à escala global.





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.