Sports

Quem Joo Vasconcelos, um dos craques da seleo Sub-17? Fomos conhec-lo :: zerozero.pt

Tem apenas 17 anos (feitos em fevereiro), já joga nos Sub-23 do SC Braga e é um dos capitães da seleção nacional sub-17, que vai, no remaining do mês de maio, disputar o Euro 2022 da categoria. O zerozero esteve à conversa com João Vasconcelos, como gosta de ser conhecido – embora Gonçalves seja o último nome -, para conhecer melhor um dos jovens talentos nacionais.

Começou a sua ligação ao SC Braga em 2013, quando tinha apenas oito anos. Pelo meio passou pelo CB Póvoa Lanhoso e pela Casa do Benfica de Fafe, mas desde 2017/18 que não larga o «seu» SC Braga. No que à seleção diz respeito, faz parte de um lote de jogadores que fez estágio nos sub-15 e vem jogando juntos desde então, sendo, hoje, um dos capitães do grupo comandado pelo selecionador José Lima.

Deu-se a conhecer verdadeiramente aos portugueses e ao mundo do futebol com um grande golo na goleada que Portugal impôs à Finlândia (1-9) e esteve à conversa connosco para fazer a antevisão da fase remaining do Euro 2022 sub-17, mas pelo meio contou-nos um pouco mais sobre si mesmo.

Atualmente no 11º ano, no curso de Línguas e Humanidades, confessa que a prioridade e a aposta para o seu futuro passa pelo futebol e que, «à medida que vamos avançando é cada vez mais difícil conciliar os dois mundos», destacando o apoio que a FPF dá aos seus atletas ao nível do estudo aquando dos estágios realizados pelas seleções.

Dentro de campo, tem as suas inspirações futebolísticas bem definidas e descreve-se enquanto jogador: «Gosto muito do Kevin de Bruyne, da liga inglesa. É um jogador muito inteligente dentro de campo. Identifico-me um pouco com ele na visão de jogo e naquilo que é executar rápido, mas também pausar o jogo.»

Grupo tem estado em estágio FPF

Já fora dele, define-se como uma pessoa «divertida, que está sempre na boa e humilde», alguém de quem os outros «não têm muita razão de queixa da pessoa que é». Além disso, admite que gosta de «se ambientar sempre aos seus colegas e ser próximo deles.»

Ao nível da ligação ao SC Braga, tem contrato profissional com os Gverreiros até 2024 e, apesar da tenra idade, já chegou aos sub-23, onde passou algum tempo ao longo desta temporada – dividido com a equipa de juvenis e de juniores. Falta-lhe «apenas» dar o salto para a equipa B e principal bracarense e vê este Europeu como uma boa oportunidade de se mostrar.

«Quanto mais longe chegarmos na prova, mais as pessoas vão começar a olhar para nós, mas isso não nos importa muito neste momento. Não pudemos controlar aquilo que é o futuro, mas pudemos controlar o presente e o presente é a fase de grupos do Europeu. Toda a gente vê este tipo de provas como uma boa oportunidade de se mostrar ao nível de clubes e de seleção», contou-nos.

O Euro sub-17 2022 realiza-se entre os dias 16 de maio e 1 de junho, sendo a 19ª edição da prova. Portugal está inserido no grupo da Suécia, Dinamarca e Escócia – adversários que foram analisados por João Vasconcelos – e vai tentar destronar os Países Baixos, atuais detentores do troféu, e conquistar a prova pela 3ª vez, depois de 2003 e 2016.



Supply hyperlink

Leave a Reply

Your email address will not be published.