Sports

A BOLA – «Senti e ouvi o ombro a deslocar» (Judo)

Num dia em que tudo indicava que seriam poucas as adversárias capazes de a travar, acabou por ser a luxação no ombro direito – saltou quando ainda restavam 2.08m das meias-finais contra a neerlandesa Guusje Steenhuis (4.ª do rating) – a, irremediavelmente, eliminar Patrícia Sampaio (26.ª) da ultimate dos -78 kg dos Europeus de Sófia (Bulgária).

 

Nem lhe permitiu, na tarde deste domingo, discutir o bronze com francesa Medeleine Malonga (2.ª).

 

No hospital, onde a anestesiaram para recolocar o ombro e o exame de raio-X não revelou nada de grave – fará ressonância magnética já em Portugal -, Patrícia, de 22 anos, apesar do braço imobilizado ao peito, ainda colocava a hipótese de lutar pelo pódio.

 

Mas rapidamente a convenceram a tirar tão louca ideia da cabeça.

 

Acabou no 5.º lugar, a segunda melhor classificação da Seleção, depois da prata de Catarina Costa (-48 kg), superando o 7.º registo no Euro de Telavive-2018, o primeiro da carreira, ainda em idade júnior.

 

«Durante o combate fomos para o chão e ela fez-me uma chave de braço. Brand aí comecei a sentir alguma dor, mas não achei nada de especial e continuei», vai contando a olímpica do Gualdim Pais, que nessa projeção aos 1.34m sofreu wazari. «Depois, num movimento regular, ao tentar sair do domínio dela, ouvi estalar qualquer coisa no ombro e tive emblem dores».

 

Foram tão grandes que deu um pequeno grito, atirando-se de imediato para o chão agarrada ao braço, para espanto de todos.

 

«Foi uma dor muito forte. Notei emblem que period o ombro. Ouvi-o e senti-o a deslocar-se. Nunca me lesionei ali. Normalmente só nas pernas…», brinca sobre o facto de, em 2020, ter fraturado a perna direita no Grand Slam de Budapeste, e no Euro Lisboa 2021, quando regressava à ação, sofrido rotura muscular na esquerda. «Quando me levantei só pensei: ‘Tirem-me daqui, arranquem-me o braço. Não aguento estas dores’. Ao sair do hospital é que pensei que com umas injeções e uma ligadura, ainda conseguiria lutar e tentar o bronze, mas disseram-me que period doida», concluiu.



Supply hyperlink

Leave a Reply

Your email address will not be published.