Business

Principais sintomas da AIDS – Tua Saúde


A AIDS é a última etapa da infecção pelo vírus HIV e é caracterizada pela grande diminuição da atividade do sistema imune, o que pode resultar no aparecimento de sintomas como inchaço dos linfonodos, tosse persistente, suor noturno e rápida perda de peso. Além disso, como há menor ação do sistema imunológico, a pessoa apresenta maior risco de desenvolver outras infecções, como candidíase, por exemplo.

Para confirmar a AIDS, é recomendado que seja realizado um hemograma para verificar a contagem das células brancas no sangue, que nesse caso está mais baixa, sendo indicativo de menor atividade da imunidade.

A transmissão do HIV se dá através de um comportamento de risco, como relação sexual sem camisinha ou compartilhamento de agulhas. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período a concentração do vírus pode não ser detectada no exame.

Para saber mais sobre esta doença, assista ao vídeo:

Principais sintomas da AIDS

Os principais sinais e sintomas da AIDS, manifestam-se cerca de 8 a ten anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os sinais e sintomas podem ser:

  1. Febre persistente;
  2. Tosse seca prolongada e garganta arranhada;
  3. Suores noturnos;
  4. Inchaço dos gânglios linfáticos durante mais de 3 meses;
  5. Dor de cabeça e dificuldade de concentração;
  6. Dor nos músculos e nas articulações;
  7. Cansaço, fadiga e perda de energia;
  8. Rápida perda de peso;
  9. Candidíase oral ou genital que não passa;
  10. Diarreia por mais de 1 mês, náusea e vômitos;
  11. Manchas avermelhadas e pequenas bolinhas vermelhas ou feridas na pele.

Estes sintomas geralmente surgem quando o vírus do HIV está presente em grande quantidades no organismo e as células de defesa apresentam número muito baixo em comparação com um indivíduo adulto saudável. Além disso, nesta fase onde a doença apresenta sintomas, geralmente surgem doenças oportunistas como hepatite viral, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose ou citomegalovirose, pois o sistema imunológico encontra-se deprimido.

Mas cerca de 2 semanas depois de ter entrado em contato com o vírus HIV a pessoa pode apresentar sintomas que passam desapercebidos, como febre baixa e mal-estar. Veja uma lista completa destes primeiros sintomas da AIDS.

Como saber se posso estar com HIV

Para saber se está contaminado com o vírus HIV deve identificar se teve ou não algum comportamento de risco como relações sem preservativo ou partilhar seringas contaminadas, devendo estar atento ao surgimento de sintomas como febre, mal estar geral, dor de garganta e tosse seca.

Após 40 a 60 dias do comportamento de risco, é recomendado realizar o exame de sangue para saber se tem HIV, voltando a repetir o teste após 3 e 6 meses novamente, pois mesmo que não manifeste sintomas pode ter sido contaminado com o vírus. Além disso, se ainda tem dúvidas sobre o que deve fazer em caso de suspeita de AIDS ou quando deve realizar o teste, leia O que fazer em caso de suspeita de AIDS.

Como é o tratamento da AIDS

A AIDS é uma doença que não tem cura e por isso o seu tratamento tem que ser feito por toda vida, sendo o principal objetivo do tratamento o fortalecimento do sistema imune e o combate ao vírus, controlando e reduzindo a sua quantidade no sangue. 

O ideally suited é começar o tratamento contra o HIV antes que a AIDS se manifeste. Este tratamento pode ser feito com um coquetel com diferentes remédios antirretrovirais, como Efavirenz, Lamivudina e Viread que são fornecidos gratuitamente pelo governo, bem como todos os exames necessários para avaliar a progressão da doença e a carga viral.



Supply hyperlink

Leave a Reply

Your email address will not be published.