Business

7 benefícios do yoga para a saúde


O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos.

Para ter todos os benefícios do Yoga, é importante que seja praticada sob a orientação de um professor capacitado e que as práticas de Yoga sejam feitas regularmente.

Além disso, é importante que a realização das posições esteja em sintonia com a respiração, que deve ser profunda e consciente. Dessa forma, é possível que a pessoa adquira maior consciência corporal e passe a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Alguns dos principais benefícios que o Yoga pode trazer para a saúde, são:

1. Diminuir o estresse e ansiedade

A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz inside, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.

Além disso, o fato do controle da respiração ser trabalhado em todas as práticas do Yoga promove uma maior sensação de relaxamento, que pode vir acompanhada por aumento da auto-confiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

2. Promover condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado. 

Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados. 

3. Aliviar dores corporais

Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.

Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo. 

4. Controlar a pressão e os batimentos cardíacos

O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.

A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente das exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.

5. Melhorar o sono

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade. 

Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.

6. Melhorar o prazer no contato íntimo

O desempenho sexual também pode melhorar com o Yoga, pois o casal passa a ter maior sensibilidade durante o contato íntimo, devido a maior capacidade de relaxar e ter melhor receptividade ao parceiro.

Além disto, com o controle da concentração e alívio da ansiedade, problemas como dificuldade para atingir o orgasmo, disfunção erétil, ejaculação precoce podem ser controlados. 

7. Facilitar o emagrecimento

A perda de peso pode ser considerada uma consequência de todos os outros benefícios do Yoga, isso porque ao haver o maior controle da ansiedade e estresse, por exemplo, é possível haver também uma menor vontade de consumir alimentos ricos em açúcar, por exemplo.

Além disso, uma vez que também promove a tonificação muscular, há ganho de massa magra, o que por sua vez, favorece o processo de queima de gordura. No entanto, esse efeito pode variar de acordo com o tipo de Yoga praticado.

Benefícios na saúde dos idosos

Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração também são efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto.

É importante lembrar que os exercícios praticados nesta atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada pessoa, para que sejam feitos de forma pure e de acordo com os benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação de desestímulo. Confira outros exercícios que são indicados para os idosos.

Benefícios para as gestantes

Além de ser benéfico para qualquer mulher, o Yoga também pode trazer grandes benefícios durante a gravidez, pois melhora a flexibilidade e facilita a adaptação às mudanças do corpo neste período, tonificando os músculos, alongando articulações, e tornando a gestação menos dolorosa e tensa. Além disto, os movimentos respiratórios também ficam mais sincronizados, diminuindo a sensação de falta de ar que acontece nos períodos finais da gestação. 

Já o relaxamento proporcionado por estar atividade também pode diminuir a ansiedade e a preocupação, muito comuns em gestantes, fazendo com que a mulher esteja mais tranquila, e facilitando o desenvolvimento do bebê de forma saudável. Neste período, a prática de exercícios físicos deve ser orientada por um profissional de saúde e liberada pelo obstetra, devendo ser, de preferência, de forma leve e relaxante.



Supply hyperlink

Leave a Reply

Your email address will not be published.